Semana Mundial do Meio Ambiente e Boi Bumbá

Compartilhar:

Estamos na Semana Mundial do Meio Ambiente. Esse tema merece muita atenção porque envolve a vida humana. Neste primeiro capítulo, tratarei da questão ambiental no varejo, após, falarei no atacado.

Parintins. Foto: Yuri Pinheiro

Vejo com muita preocupação o tema da coleta de lixo municipal, pois o lixo doméstico da cidade é coletado e levado para um lixão a céu aberto, multiplicando os vetores de transmissão de doenças , contaminando os lençóis freáticos e causando poluição. Ou seja, o lixo é apenas transportado de um lugar para outro, sem ter destinação adequada pelas regras sanitárias. Diga-se mais, que entra Prefeito e sai Prefeito e o problema do lixão continua. Aliás, essa temática é vista com pouco interesse pelo Poder Público, que faz vista grossa para o assunto, no máximo, quando abordado faz promessas e mais promessas sempre esquecidas.

O assunto se torna mais sério e preocupante quando se trata do lixo hospitalar. O destino deste resíduos infecciosos é descartado de forma inadequada. Assim sendo, devemos levar esse debate a todos os setores da sociedade, vez que é de interesse social a questão de haver na cidade o aterro sanitário. Como disse, o que existe em Parintins é um “Lixão” contaminador da natureza. Nesse contexto, devemos apoiar e incentivar o Ministério Público local, visando por um fim no descaso Municipal com o meio ambiente.

Pois bem, no varejo tem sido importantíssimas as atitudes do Rally Ambiental, a começar pelo bom exemplo da coleta de lixo pelos lagos e igarapés, plantio de árvores, saneamento de logradouros públicos, campanhas educativas, limpeza dos mananciais aquíferos além de tantas outras ações sanitárias, com o fito de promover uma vida saudável aos habitantes da cidade. Quem não cuida do meio ambiente também não cuida de sua própria saúde, pois uma depende da outra como a vida depende do ar para respirar.

Entretanto, falar de Parintins é sinônimo de falar do Boi Bumbá, estamos no mês de junho onde aqui é celebrado o maior teatro popular a céu aberto. Porém, face a esta terrível pandemia global, ficaremos sem o festival de Parintins conhecido no Mundo inteiro, mas não passará em branco por todos que fazem esta festa. De minha parte, como simples compositor, entendo que a toada deve transmitir conhecimentos, especialmente para as crianças e adolescentes, sobre história, geografia, língua portuguesa, e, principalmente educação ambiental, que a meu ver como Professor de História deveria ser matéria obrigatória da grade curricular do ensino fundamental e médio. Somente a educação transforma a sociedade para o desenvolvimento do bem estar social. Ponham livros nas mãos das crianças e abominem as armas que matam.

Muito bem amigos Rallyzeiros, falando em toada, conhecimento e educação ambiental, vos convido a ouvirem a toada de minha autoria intitulada “Oração das Águas”, que consta no Cd Garantido 2015.

Portanto, essa é a minha singela contribuição para a Semana Mundial do Ambiente. Parabéns a todos os amigos e amigas do Rally Ambiental de Parintins.

Oração das Águas.

David Jeronimo.

Professor de Filosofia e História, Promotor de Justiça aposentado e Advogado.

Compartilhar:

Deixe uma resposta